segunda-feira, outubro 31, 2016

A "Pancada" do km 30 na Maratona

A barreira do km 30"
Muitos São os mitos sobre o tão falado km 30 da Maratona.Da experiencia das minhas 4 maratonas já concluídos posso dizer que são  mais que mitos  , acontece mesmo!
Na minha primeira maratona , a única em que me preparei a serio , senti  a chamada "pancada nas pernas do km 30".Não é apenas um problema psicológico mas também físico , a quebra de ritmo foi grande assim como  a parte mental , de repente parece que as forças se foram !!!
Correndo com objectivos mais modestos é na minha opinião mais fácil de ultrapassar  esta barreira  , assim foi nas maratonas seguintes , em que apesar de ter menos preparação não coloquei  grandes objectivos , apenas e só terminar .
É muito importante a hidratação em todos os pontos de abastecimento assim como  , os sólidos são também muito importantes para os músculos não entrarem em ruptura  .Cometi um grande erro na minha primeira maratona , bebi apenas aos 22kms e não ingeri qualquer alimento solido , resultado os dias seguintes foram terríveis com muitas dores musculares e uma recuperação muito mais longa e dolorosa .
Correr uma maratona seja a que nivel for é sempre um marco importante na vida de qualquer pessoa  para que se guardem apenas boas recordações há que não correr riscos e respeitar esta mítica distancia com a grandeza que ela nos merece para que nos final independentemente dos objectivos de cada um possamos cantar "vitoria , eu consegui".
A todos atletas sem excepção que vão participar na próxima edição da maratona do Porto no domingo desejo um dia de sonho !
Eu cá estarei para contar a minha historia vivida durante esses 42 195 metros!


4 comentários:

  1. Costumo dizer que a Maratona começa aos 30. Até aí, com treino, chegamos lá mais ou menos bem, a partir daí é que a coisa começa a doer e forte. Mas depois é tudo compensado e esquecido com o cortar a meta!

    Um abraço e muita força para domingo

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá para mais uma ... até domingo :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tudo depende da preparação e de muita coisa mas julgo que quando melhor preparado se está mais tarde chega o "muro" e mais rápido se ultrapassa o mesmo!
    Um abraço.

    ResponderEliminar